quarta-feira, 26 de maio de 2010




O Seminário Internacional sobre O saber na psicose com Jean-Luc Gaspard, vai acontecer no dia 1 de junho às 15:00h na sala 2 do Instituto de Psicologia da UFRJ, que fica no campus da Praia Vermelha. A entrada é gratuita!

quarta-feira, 19 de maio de 2010









Divulgando o XVIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano da EBP - Escola Brasileira de Psicanálise.



O sintoma na clínica do delírio generalizado


“Chamo delírio uma montagem de linguagem que não tem correlato de realidade, ou seja, a que nada corresponde na intuição. Chamo delírio uma montagem de linguagem construída sobre um vazio. E digo: todo mundo delira. Essa é a perspectiva que chamo de delírio generalizado.” (MILLER, A psicose no texto de Lacan. Curinga, n.13, p .95)



“O sintoma na clínica do delírio generalizado” é o título do XVIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, que acontecerá em São Paulo, nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010. Esse Encontro se inscreve na série de um trabalho profícuo que vem sendo desenvolvido em todo o Campo Freudiano e na Associação Mundial de Psicanálise, no qual o sintoma é o ponto nodal da discussão.
O sintoma, em seu cerne, é um modo de gozo, uma satisfação que vem substituir aquela concernente à relação sexual, se ela existisse. A inexistência da relação sexual implica, portanto, que toda construção sintomática se baseia em um momento fundador do sujeito, no qual algo fica de fora, expulso, foracluído de qualquer possibilidade de simbolização. Nesse sentido, o sintoma é uma solução substitutiva, que diz respeito à forma contingente que a inexistência da relação sexual toma para cada um, ou seja, o sintoma é uma maneira singular, única, que cada sujeito inventa para abordar o real, é o que faz a diferença. A experiência analítica visa à extração dessa diferença absoluta que, para além de toda articulação simbólica, de toda ficção a ser construída no decorrer de uma análise, permanece como um resto incurável a partir do qual o sujeito poderá fazer de sua singularidade algo inédito.
No XVIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, dedicado ao sintoma na clínica do delírio generalizado, esperamos poder recolher, discutir e elaborar as diversas formas de ancoragens diante do real que o sintoma possibilita. Cinco eixos nortearão a abordagem desse tema em nosso Encontro:
1) Delírio e sintoma nas psicoses
2) O delírio generalizado na clínica da neurose
3) Os destinos do sintoma no tratamento analítico
4) Manifestações contemporâneas do delírio generalizado
5) Incidências da clínica do delírio generalizado na formação dos analistas


Referência Bibliográfica Básica
FREUD, Sigmund. A perda da realidade na neurose e na psicose (1924). In: Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 229-234.
LACAN, Jacques. Transfert à Saint Denis? Ornicar?, n. 17-18, 1979, p. 278. LACAN, Jacques. O Seminário. Livro 23: o sinthoma (1975-1976). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
MILLER, Jacques-Alain. Clínica irônica (1993). In: Matemas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996, p. 190-200.
MILLER, Jacques-Alain. Curso da Orientação Lacaniana “Coisas de Fineza em Psicanálise”, aulas XVIII, XIX e XX.
MILLER, Jacques-Alain. Orientation Lacanienne III, 10: Tout le monde est fou. Paris, 2007-2008, lições XVI, XVII, XVIII.
LAURENT, Éric. O delírio de normalidade (2008). In: VIEIRA, Marcus André e MANDIL, Ram (orgs.). A clínica analítica hoje: o sintoma e o laço social. IV Encontro Americano de Psicanálise Aplicada da Orientação Lacaniana. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2009, p. 23-33.


Rômulo Ferreira da SilvaSimone Souto

terça-feira, 4 de maio de 2010

IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e X Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental




A Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental – AUPPF e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR convidam os interessados a participarem do IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e X Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, que será realizado de 4 a 7 de setembro de 2010, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, PR, Brasil.


O Congresso tem como tema geral “O amor e seus transtornos” e, como suas edições anteriores, é uma grande oportunidade para a apresentação de trabalhos de psicopatologia que levem em conta a subjetividade.