quarta-feira, 7 de março de 2012

A posição feminina e a posição histérica

Quando ouvimos falar em posição feminina e posição histérica podemos nos confundir em relação a esses termos, e muitas vezes acharmos que eles são similares.

Contudo Carolina Rovere, em "Caras del goce femenino", marca essa diferença. Para tal cita Lacan no Seminário 3. Apesar de ser um livro dedicado a psicose, Lacan apresenta dois capítulos em que fala sobre a pergunta histérica. O que interessa na pergunta colocada na histeria é precisamente o que a diferencia do mecanismo da psicose. A neurose como estrutura se organiza ao redor de uma pergunta, enquanto que a psicose é a clínica da reposta, como observamos no famoso caso de paranóia trabalhado por Freud, o caso Schreber, em que tal paciente sabia o que era ser uma mulher, não havia dúvidas em relação a isso.

A pergunta da histérica é "o que é ser uma mulher?". Tal pergunta se coloca porque o sexo feminino é enigmático, nunca se sabe se uma mulher está realmente gozando ou não. Enquanto o gozo do homem, gozo fálico, não tem nada de enigmático, ele não pode fingir, não pode enganar.

Retornando à diferença entre a posição feminina e a posição histérica, Carolina Rovere assinala que a posição feminina é a identificação ao objeto paterno, ao objeto de desejo do pai. Por outro lado a posição histérica se trata de uma identificação imaginária ao pai, como é o caso descrito por Freud de Elisabeth Von R. que após a morte do pai se identificou ao lugar que o mesmo ocupava, no lugar do filho homem que o pai sempre desejou ter. Também através do caso Dora observamos a identificação imaginária ao pai realizada pela histérica, em que o sintoma da paciente (afonia) trazia o signo da impotência paterna.

Sugiro a leitura desse livro de Carolina Rovere, da Editora Letra Viva, de Buenos Aires, em que a psicanalista se aprofunda na investigação do gozo feminino.

Um comentário:

  1. Este livro, só existe em espanhol?
    Tema fascinante. Parabéns pelo post.
    Abraços,
    Thiago

    ResponderExcluir