domingo, 9 de outubro de 2011

A fundação da Escola Freudiana de Paris por Jacques Lacan

Ao fundar sua Escola, Lacan partiu do princípio de que os analistas estão permanentemente em formação, na medida em que há um real que funciona como causa de desejo para cada um dos seus membros, mas constitui ao mesmo tempo uma dificuldade institucional.
Levando em conta o princípio de que a prática e a formação de um analista da Escola está direcionada a um ponto de impossível, a política da instituição estará sempre articulada a uma clínica. Assim sendo as análises, seus possíveis finais, os passes e pós passes, além de funcionarem como produção de saber, funcionam também como tratamento do mal estar da Escola.
Fernando Coutinho



Em 21 de junho de 1964, reafirmando, ao mesmo tempo, a validade da experiência psicanalítica e a necessidade de estabelecer-lhe o princípio freudiano na teoria e na prática, Jacques Lacan introduzia, simultaneamente, a noção de uma forma associativa até então inédita: no lugar da Sociedade que se tornou tradicional, baseada sobre o reconhecimento mútuo dos didatas, ele propôs a Escola, cujos membros encontrariam no reconhecimento de um não saber irredutível – S(A) – que é o próprio inconsciente, o ponto de partida para prosseguir um trabalho de elaboração orientada pelo desejo de uma invenção de saber e de sua transmissão integral, o que Lacan devia chamar, mais tarde, de matema. Sobre esse fundamento abissal, cobrindo-o com seu nome próprio, ele estabelecia sua Escola e convocava à reconquista do campo freudiano.



"O apelo de Lacan ressoou para além da dissolução Escola que ele havia fundado – ressoou para além de sua morte, ocorrida em 9 de setembro de 1981 – ressoou longe de Paris, onde ele viveu e trabalhou". Assim se expressava, em 1º de fevereiro de 1992, o texto do Pacto de Paris, redigido no momento em que a École de la Cause Freudienne, a Escuela del Campo Freudiano de Caracas, a École Européenne de Psychanalyse du Champ Freudien e a Escuela de la Orientación Lacaniana del Campo Freudiano decidiram convergir rumo à Associação Mundial de Psicanálise que acaba de ser fundada por Jacques-Alain Miller.



Retirado do site da EBP http://www.ebp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário