terça-feira, 25 de junho de 2013

Sobre a questão da "cura" gay

Compartilho aqui uma postagem do facebook da psicanalista Leda Guimarães sobre a questão da patologização da homossexualidade diante da recente aprovação, pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, da proposta que suspende trechos da Resolução CFP nº 001/1999, que veta práticas de patologização da homossexualidade e é considerada um importante marco para a Psicologia e a sociedade brasileiras.
 
A psicanalista cita uma carta de Freud à mãe de um adolescente homossexual em 1936:

"Prezada Senhora,
Deduzo de sua carta que seu filho é homossexual. Estou especialmente impressionado com o fato da senhora não ter mencionado este termo no seu relato sobre seu filho. Posso perguntar-lhe porque o evitou? A homossexualidade seguramente não é uma vantagem ,...
mas não é nada vergonhoso, não é um vício, não é uma degradação, não pode ser classificada como uma doença; nós a consideramos uma variação da função sexual produzida por um certo bloqueio no desenvolvimento sexual.
Muitos indivíduos altamente respeitáveis na antiguidade e também nos dias de hoje, foram homossexuais, muitos homens notáveis de sua época (Platão, Michelangelo, Leonardo da Vinci). É uma grande injustiça e crueldade a perseguição da homossexualidade como um crime. Se você não acredita em mim, leia os livros de Hamelock Ellis.Ao perguntar-me se eu poderia ajudar, suponho que você quer saber se posso abolir a homossexualidade e colocar a heterossexualidade normal em seu lugar. A resposta é que, de uma maneira geral, não podemos prometer conseguir isto. Em certos casos temos sucesso em desenvolver as incipientes tendências heterossexuais que estão presentes em todos os homossexuais, mas na maior parte dos casos isto não é mais possível. Depende das características e idade do indivíduo. O resultado do tratamento não pode ser previsto.
O que a análise pode fazer por seu filho segue em outra direção. Se ele é infeliz, neurótico, torturado por conflitos, inibido em sua vida social, a análise pode lhe trazer harmonia, paz de espírito, completo desenvolvimento de suas potencialidade, continue ou não homossexual.
Se você decidir que ele deve fazer análise comigo - e eu não espero que isto aconteça - ele deverá vir a Viena. Não tenho intenção de mudar-me. De qualquer forma, não deixe de me responder,
Sinceramente,
Desejo-lhe boa sorte,
Freud"

Nesse ponto a psicanálise e a psicologia compartilham da mesma posição que orienta a direção de tratamento: que a homossexualidade não constitui patologia, distúrbio ou perversão, não havendo, portanto, uma cura para ela. 

Um comentário:

  1. A carta de Freud está sendo usada de forma deturpada. Ele claramente chama a homossexualidade de "bloqueio no desenvolvimento sexual". Certamente, não é doença no sentido medicinal, mas não deixa de ser um "bloqueio" e, como tal, passível de tratamento psicológico. Quando ele diz, "Ao perguntar-me se eu poderia ajudar, suponho que você quer saber se posso abolir a homossexualidade e colocar a heterossexualidade normal em seu lugar. A resposta é que, de uma maneira geral, não podemos prometer conseguir isto. Em certos casos temos sucesso em desenvolver as incipientes tendências heterossexuais que estão presentes em todos os homossexuais, mas na maior parte dos casos isto não é mais possível. Depende das características e idade do indivíduo. O resultado do tratamento não pode ser previsto", fica claro que a proibição à "cura" se constitui em evidente arbitrariedade, uma afronta ao direito de quem quer se tratar. Freud jamais se negou a ajudar a quem lhe procurasse para tal. Vejam o que ele diz logo a seguir: "Se você decidir que ele deve fazer análise comigo - e eu não espero que isto aconteça - ele deverá vir a Viena". Há muitos homossexuais desejosos de "cura". Eu mesmo conheci uma moça que, amargando o desgosto da sua "opção", contou-me chorando que desejava abandonar a escolha, mas não conseguia reunir forças para tal. Falta de humanismo é abandonar essas pessoas a pretexto do falso discurso de "preconceito".

    ResponderExcluir