terça-feira, 3 de setembro de 2013

De um Outro a outro

Todos os dias escutamos das pessoas ao nosso redor, nos telejornais, que os jovens estão sem referências, que as instituições, como a política, educação, igreja, estão falidas etc. Como os analistas são cidadãos e profissionais são chamados a dar uma resposta diante desse quadro na atualidade.
 
O que a psicanálise tem a dizer?
 
Encontramos no Seminário, livro 16 de Lacan referenciais importantes. Ali ele fala da questão da queda do ideal paterno em nossa civilização. Para ele se trata da civilização (mais amplo) e não da cultura, pois se a civilização era regida pelo pai simbólico que regulava o gozo na atualidade não é mais o Outro, e sim os outros que fazem essa função. A toxicomania nos traz um exemplo de como diante da queda do ideal paterno os sujeitos, desbussolados, recorrem a outros para lhe dar algum referencial, nesse caso a nomeação "sou toxicômano" dá um lugar no mundo, um pertencimento a um grupo, ainda que a compulsão pelo drogar-se acaba levando  sujeito a graves danos no imaginário - emagrecimento, péssimas condições de higiene, vulnerável a agressões físicas e sexuais e inúmeras outras.
 
O que pode a psicanálise aí?
 
Oferecer escuta a esse sujeitos, não na posição de julgá-lo, ou interna-lo de maneira forçada, compulsoriamente, e sim se oferecer a ajuda-lo, em sua demanda, e a construiu um outro lugar no mundo a partir da relação transferencial,  e não mais da droga. 

2 comentários:

  1. Olá, sou estudante de Psicologia e adorei ter encontrado seu blog. Posts interessantes e textos resumidos em sua essencialidade. Continue o bom trabalho. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabela, que bom você gostou, espero poder lhe ajudar em seus estudos! Você pode seguir o blog e indicar para aqueles que podem se interessar. Abraços!

    ResponderExcluir